terça-feira, 24 de maio de 2011

SINDICATOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SÃO JOÃO DA BARRA


            O sindicato dos servidores públicos municipais de São João da Barra na verdade não serve pra nada. Nunca ouvi dizer que essa entidade estivesse buscando algum tipo de melhoria para o funcionário público municipal. Há alguns anos ele “desorganizou” uma manifestação de servidores em frente a prefeitura, na verdade de servidor só tinha o Vítor que cismou de falar no microfone e depois ganhou de presente a perda da bolsa de estudante que ele tinha pra fazer faculdade. Na manifestação falou Cristina Gama, que não é funcionária da prefeitura, falou Thiago, um aventureiro que dias antes chamou os servidores de prostitutas. Funcionário mesmo foi figura rara na manifestação.
            O déspota do Dudu está no poder há vários anos bem ao estilo do Hosni Mubarak, do Muammar Abu Minyar al-Gaddafi e do Bashar Assad, sem a inteligência deles, é claro. Só pra se ter uma idéia, eu estou na prefeitura desde abril de 2002, quando eu cheguei ele já era presidente. Em 2005 quando os concursados que entraram em 2002 iriam completar o estágio probatório e estariam aptos a concorrerem nas eleições do sindicato, o vitalício presidente tratou de antecipar as eleições de maneira que esses concursados não pudessem concorrer, pois estariam ainda em estágio probatório. A jogada do inseguro presidente foi porque ele estava sabendo da intenção de alguns de se candidatarem, como foi o caso da professora Diana.
            Eu defendo a tese de que a inutilidade do sindicato advém do fato do presidente perder muito tempo apoiando esse ou aquele candidato a prefeito. Ele realmente não tem tempo, fica o tempo todo em programa de rádio falando mal de políticos e esquece de fazer proposições que venham ao encontro da causa do servidor. Nossa data base passa todo ano e ninguém fica sabendo – porque na verdade não tem mesmo – que o sindicato buscou entendimento para obter um maior percentual de aumento para o servidor. O cartão alimentação já podia ter o valor reajustado pelo menos pra uns 250 reais, o servidor podia ter um plano de saúde com direito a internação em quarto particular, consultas de todo tipo, mas para tanta discussão precisaríamos de um sindicato atuante, e isso nós servidores não temos. Os funcionários estão órfãos, acéfalos para essas questões.
            As eleições do sindicato são feitas na calada, os editais são publicados em dias que ninguém vai ler mesmo. Um grupo pequeno chega lá e reelege o déspota que não sai do poder de jeito nenhum. Precisamos de eleições limpas no sindicato, de forma que dê condições a todos de se candidatar, de votar e ser votado. Eu mesmo tentei me filiar várias vezes, quando chegava na sede do sindicato nunca tinha a ficha de filiação.

Nenhum comentário: