segunda-feira, 16 de maio de 2011

A DENGUE

          A Dengue em nossa Campos Formosa Intrépida já é uma epidemia, ao menos é o que se pode constatar fazendo uma visita no centro de referência da doença – centro que de referência não tem nada, aquilo ali é uma bagunça! – do Hospital dos Plantadores de Cana. O local fica diariamente lotado de gente jogada pelos corredores e sentadas nas cadeiras em péssimas acomodações e em pé na entrada do centro. Só as autoridades incompetentes da área de saúde do município dizem que não tem surto.
          Na quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de maio, precisei infelizmente ir a esse ambiente de todo insalubre. Fiz a coleta de material na quinta no laboratório Plínio Bacellar e recebi a informação que o resultado estaria no HPC no dia seguinte a partir das 13 horas. Pois bem, fui no horário marcado e o exame não estava lá – muita ingenuidade minha também imaginar que estaria.
          Fiquei esperando durante algum tempo pra ver o que acontecia. Foi aí que apareceu o senhor Zacarias de Albuquerque, secretário municipal de serviços públicos desse desgoverno da nossa Campos Formosa Intrépida. Achei meio estranho a tão nobre presença de um representante da corte naquele ambiente plebeu, mas depois pude descobri o motivo. Ele estava ali com uma jovem que muito provavelmente deve ser alguém ligado a família dele para apanhar o exame dela. Levaram cinco minutos e conseguiram o que queriam, enquanto a fila de espera aumentava assustadoramente.
          No desespero um senhor que dizia estar desde as 8 horas da manhã na fila, isso já eram duas da tarde, começou a quebrar tudo, jogar cadeira pra cima e gritava nos corredores reclamando do péssimo atendimento. Aí a autoridades incompetentes ao invés de resolver o problema, ligaram pra guarda municipal que rapidamente chegou ao local para intimidar os pacientes já cansados de tanto esperar.

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

A prevenção é a melhor forma de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, não deixe água acumulada sobre a laje, mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana, e verifique se a caixa d’água está completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito.

Divulgue. O combate à dengue não pode parar.
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude